Revista Veredas

A Comissão Editorial da Revista Veredas, do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise, comunica que estão abertas as inscrições para apresentação de trabalhos para a sua décima sétima edição.

Os interessados em participar devem enviar seu artigo, ensaio ou resenha para a Comissão. Os trabalhos deverão obedecer rigorosamente as normas estabelecidas para a Revista que se encontram abaixo. Quaisquer dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail:Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Segue abaixo do quadro as normas para publicação de artigo na revista

Sobre a Revista Veredas

A Revista Veredas é uma publicação anual do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise. Para compreender melhor a função e os objetivos da Revista, leia o editorial da Revista Veredas Nº.1, Clique aqui.

Veredas substituiu Traço. O traço singular da letra de Freud lido pelas veredas lacanianas, incluindo aí em veredas nossa leitura, brasileira. Nela poderão ser lidos os trabalhos apresentados nas Jornadas de estudos da Escola.

14 Revista Veredas Nº 16   [Índice]
13 Revista Veredas Nº 15   [PDF]
12 Revista Veredas Nº 12 Dezembro/2006 [Índice]
11 Revista Veredas Nº 11 Dezembro/2005 [Índice]
10 Revista Veredas Nº 10 Dezembro/2004 [Índice]
9 Revista Veredas Nº 9 Dezembro/2003 [Índice]
8 Revista Veredas Nº 8 Dezembro/2002 [Índice]
7 Revista Veredas Nº 7 Dezembro/1997 [Índice]
4 Revista Veredas Nº 4 Dezembro/1994 [Índice]
3 Revista Veredas Nº 3 Julho/1994 [Índice]
2 Revista Veredas Nº 2   [Índice]
1 Revista Veredas Nº 1 Dezembro/1993 [Índice]
Traço Revista Traço    

 

PROJETO REVISTA VEREDAS

Normas de Publicação

I.Orientação Geral

A Revista Veredas – ISSN 1809-0028, publicação anual do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise, propõe-se à divulgação de trabalhos inéditos relacionados à teoria e clínica psicanalítica, os quais sejam elaborados por seus membros, convidados ou quaisquer interessados. Tais diretrizes são definidas pela Comissão Editorial, em alinhamento às diretrizes da Escola, composta por seus membros efetivos e psicanalistas. As seções constitutivas da revista, com suas respectivas temáticas, são as seguintes:

O Saber Analítico. Discussão e/ou reflexão sobre os fundamentos teóricos da psicanálise e o desenvolvimento da clínica segundo seus diversos contextos de aplicabilidades.

A Formação Analítica. Reflexões teóricas, sobre os fundamentos e as atividades que orientam e efetivam a formação do analista, assim como relatos de experiências pessoais e/ou institucionais.

Interfaces Psicanalíticas - Abordagem de temas afins à psicanálise (lógica, literatura, antropologia etc.), produções literárias (contos e poesias) e notícias/informes.

A Revista Veredas adota a normatização para trabalhos científicos proposta pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) em sua versão NBR 14724:2011, conforme as especificações subsequentes. Os manuscritos devem destinar-se exclusivamente a Revista Veredas, sendo vedada sua submissão simultânea a outro(s) periódico(s). Uma vez publicado, o trabalho passa a ser propriedade da Revista Veredas, sendo vedada a sua reprodução parcial ou total, em qualquer meio de divulgação, sem a autorização prévia da Comissão Editorial.

Conceitos, idéias ou opiniões emitidos nos manuscritos, bem como a procedência e exatidão das referências e citações neles contidas, são de inteira e exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).

II.TIPOS DE TEXTOS

São aceitos para publicação:

Editorial – elaborado pelo Editor Responsável ou por alguém por ele convidado ( até 2 laudas).

Artigos – reflexão e discussão sobre experiência clínica e/ou fundamentos teóricos (até 8 laudas)

Ensaios – formulação ou interpretação de tema original e crítico que contribua para a reflexão teórico-clínica (mínimo de 15 e máximo 20 laudas).

Relatos – transcrição ou síntese de entrevistas, colóquios, conferências etc. (mínimo de 15 e máximo de 25 laudas).

Resenhas – análise de obra recentemente publicada e que permita a apreensão geral de sua temática (2 laudas).

Cartas - avaliação crítica de texto publicado ou resposta de autores a crítica formulada a artigo ou ensaio de sua autoria (2 laudas).

Notícias/Informes – informes sobre atividades institucionais e eventos científicos ou culturais (até 250 palavras).

Para os textos literários, admite-se 10 laudas. No caso de traduções, devem ser atendidas as seguintes condições: a) pertencer a categoria artigo, ensaio, relato ou texto literário, b) ser inédito em língua portuguesa ou ser uma tradução crítica de texto já publicado e c) vir acompanhada de autorização para publicação pelo(s) detentor(es) dos direitos autorais.

III.SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Os artigos devem ser inéditos exceto quando se tratar de traduções, e deverão ser submetidos ao exame da Comissão Editorial, que, para avaliação dos mesmos, recorrerá a pareceristas ad hoc membros do Conselho Editorial, omitida a identidade dos autores. Após o parecer emitido, os originais serão devolvidos aos autores para que atendam as recomendações feitas ou, sendo o caso, justifiquem a recusa das mesmas, a qual, sendo avaliada pela Comissão Editorial, poderá ou não ser aceita, ficando a critério desta, segundo análise da justificativa apresentada, aceitar ou vetar a publicação do trabalho. Os originais não serão devolvidos. Em síntese, o fluxo de avaliação é o seguinte: 1) envio do texto devidamente revisado para o e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ; 2) encaminhamento pela Comissão Editorial para dois pareceristas; 3) encaminhamento do parecer à Comissão Editorial para decisão final; 4) informação para o autor: se recusado, se aprovado ou se necessita de reformulações (nesse caso, é definido um prazo de 30 dias, findo o qual o artigo é desconsiderado, caso o autor não o reformule); 5) encaminhamento para composição e diagramação; 6) encaminhamento do texto diagramado e ilustrado para o autor revisar (o prazo de retorno é de 48 horas); 7) publicação.

IV. apresentação dO trabalho

1. O original deve ser enviado, por e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ), a Revista Veredas.

2. O(s) autor(es), por correio, devem enviar uma carta de encaminhamento assinada, autorizando o processo editorial e garantindo o atendimento dos princípios éticos exigidos. O endereço para encaminhamento é Rua Alfredo Fernandes, 285, Sala I, - Recife – PE, CEP: 52060 – 290, Fone: (81) 3265-5705.

3. Folha de rosto com o nome do(s) autor(es) contendo: a) título em português; b) sugestão de título resumido em português ou em espanhol, caso recebamos textos em espanhol; c) nome de cada autor, seguido da afiliação institucional e, sendo o caso, titulação; e) endereço completo para publicação e para envio de correspondência, fax, telefone e endereço eletrônico.

4. Folha de rosto sem o nome do autor, contendo, apenas, o título em português ou em espanhol.

5. Texto digitado arquivo Word, em Times New Roman, fonte 12, espaço 1.5 e margens de 2,5 cm. Toda palavra ou trecho que o autor quiser destacar deve ser sublinhado para que, na versão impressa, possa aparecer em itálico. É importante ressaltar que o texto não deve conter qualquer elemento que identifique o(a) autor(a) (ex. papel timbrado, rodapé com o nome do autor, título de trabalho de pesquisa realizado, etc.). O número de laudas deve adequar-se ao tipo de texto (ver item II)

6. Anexos, apenas quando de fato sejam indispensáveis à compreensão do texto. Devem comparecer no final do texto, numerados na ordem de apresentação.

7. Figuras, gráficos e tabelas devem incluir legendas e serem digitadas separadamente em outro arquivo eletrônico (JPG 300dpi).

V.CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

As citações diretas de até 3 linhas são incluídas no próprio texto entre aspas; com mais de 3 linhas, em novo parágrafo (recuo de 4 cm), tamanho 10, espaço 1 (sem aspas). O sistema utilizado é o autor/data/página: (ALCÂNTARA, 1963, p.14). Na citação indireta é excluída a página: (ALCÂNTARA, 1963).

VI.REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Em conformidade com a ABNT, exemplificam-se os principais tipos de referência:

Livros

MOTTA, Fernando C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. 22.ed. São Paulo: Pioneira, 2000.

LAUDON, Kenneth C.; LAUDON, Jane P. Management information systems: new approaches to organization & technology. 5 th ed. New Jersey: Prentice Hall, 1998.

BIDERMAN, C.; COZAC, L. F. L.; REGO, J. M. Conversas com economistas brasileiros. 2.ed. São Paulo: Ed. 34, 1997.

Mais de 03 autores (nestes casos, acrescenta-se a expressão et al, após o primeiro autor):

SLACK, N. et al. Administração da produção. São Paulo: Atlas, 1997.

Capítulo de livro

ROVIGHI, S. V. Ontologia existencial e filosofia da existência. In: ________. História da filosofia contemporânea: do século XIX à neoescolástica. Tradução por Ana Pareschi Capovilla. São Paulo : Loyola, 1999. Cap. 15, p. 397-412.

Teses e Dissertações

MIYAMOTO, S. O Pensamento geopolítico brasileiro: 1920-1980. 1981. 287f. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Artigo

REZENDE, C. S.; REZENDE, W. W. Intoxicações exógenas. Revista Brasileira de Medicina . v. 59, n. 1/2, p. 17-25. jan./fev. 2002.

Obra consultada em meio eletrônico

ENCICLOPÉDIA da música brasileira. São Paulo, 1998. Disponível em: <http://www.uol.com.br/encmusical/> . Acesso em: 16 ago. 2001