Coletânea

Foi lançado, em 18 de junho de 2008, na reserva Técnica- João Câmara, rua das Pernambucanas, 420, Graças, o livro rodopiano, uma coletânea, produção independente, que reúne ensaios e ficção em torno da Obra do escritor irlandês James Joyce, de autoria de escritores e/ou psicanalistas: Carlos Eduardo Carvalheira, Dulcinea Santos, Dirce Valença, Maria Adelaide Câmara, Lourdes Rodrigues e Maria Teodora de Barros Oliveira, todos membros do Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise que participaram dos grupos de leitura de Ulisses e Finnegans Wake. Esse evento é comemorativo do Bloomsday – dia 16 de junho de 1904, data que revive/relembra os acontecimentos de um único dia da vida e das andanças do judeu Leopold Bloom, protagonista do romance Ulisses, em Dublin.

Esta data, escolhida pelo escritor irlandês como o tempo dramático de todo o romance Ulisses, foi uma homenagem do autor àquele encontro de 16 de junho em que aconteceu seu primeiro passeio com Nora Barnacle, sua amante, companheira, inspiração e mulher. O livro traz Capa originalmente criada e cedida pelo artista plástico João Câmara e textos de apresentação de Paulo Medeiros, Donaldo Schüler, com participação, também, de Mário Hélio. Os textos reúnem nas Interfaces as diversas áreas do saber, Literatura, Psicanálise, Filosofia, Mitologia, Lingüística.

Temos abaixo os textos de Apresentação de Maria Teodora, Donaldo Schüler e Paulo Medeiros; ainda, o texto, para a primeira orelha, de Mário Hélio e a crítica de Luiz-Olyntho Telles da Silva.

Textos
1 - Apresentação
2 - O Sonho se faz Romance
3 - Finnegans Wake: do sintoma ao santhoma
4 - Egoarca
5 - Leituras-escrituras de Joyce
6 - j a q u e l a c a n j o y c é - uma leitura de rodopiano