Textos em Françês

Seminários - Jacques Lacan

Seminários em francês
    

... OU PIOR (1971-1972)

Este trabalho de tradução do texto, realizado a partir de 1997, é uma elaboração coletiva dos grupos de estudo do texto.

Atenção, leia o texto Ao leitor, sobre a tradução de Lacan, clique aqui.

Seminário I - 18 de dezembro de 1971 icone_pdf
Seminário II - 15 de dezembro de 1971 icone_pdf
Seminário III - 12 de janeiro de 1972 icone_pdf

AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE (1957-1958)

Tomamos este ano por tema de nosso seminário as formações do inconsciente. Aqueles dentre vocês, creio ser a maioria, que estiveram ontem à noite em nossa sessão científica, já estão no diapasão, ou seja, sabem que as questões que vamos destacar concernem, desta vez de forma direta, à função, no inconsciente, do que ao longo dos anos precedentes elaboramos como sendo o papel do significante. (LACAN, Jacques)

Atenção, leia o texto Ao leitor, sobre a tradução de Lacan, clique aqui.

1 Seminário da quarta-feira - 6 de novembro de 1957 icone_pdf
2 Seminário da quarta-feira -13 de novembro de 1957 icone_pdf
3 Seminário da quarta-feira - 20 de novembro de 1957 icone_pdf
4 Seminário da quarta-feira - 27 de novembro de 1957 icone_pdf
5 Seminário da quarta-feira - 4 de dezembro de 1957 icone_pdf
6 Seminário da quarta-feira - 11 de dezembro de 1957 icone_pdf
7 Seminário da quarta-feira -18 de dezembro de 1957 icone_pdf
8 Seminário da quarta-feira - 8 de janeiro de 1958 icone_pdf
9 Seminário da quarta-feira -15 de janeiro de 1958 icone_pdf
10 Seminário da quarta-feira - 22 de janeiro de 1958 icone_pdf
11 Seminário da quarta-feira - 29 de janeiro de 1958 icone_pdf
12 Seminário da quarta-feira - 5 de fevereiro de 1958 icone_pdf
13 Seminário da quarta-feira - 12 de fevereiro de 1958 icone_pdf
14 Seminário da quarta-feira - 5 de março de 1958 icone_pdf
15 Seminário da quarta-feira - 12 de março de 1958 icone_pdf
16 Seminário da quarta-feira - 19 de março de 1958 icone_pdf
17 Seminário da quarta-feira - 26 de março de 1958 icone_pdf
18 Seminário da quarta-feira - 9 de abril de 1958 icone_pdf
19 Seminário da quarta-feira - 16 de abril de 1958 icone_pdf
20 Seminário da quarta-feira - 23 de abril de 1958 icone_pdf
21 Seminário da quarta-feira - 30 de abril de 1958 icone_pdf
22 Seminário da quarta-feira - 7 de maio de 1958 icone_pdf
23 Seminário da quarta-feira - 14 de maio de 1958 icone_pdf
24 Seminário da quarta-feira - 21 de maio de 1958 icone_pdf
25 Seminário da quarta-feira - 4 de junho de 1958 icone_pdf
26 Seminário da quarta-feira - 11 de junho de 1958 icone_pdf
27 Seminário da quarta-feira - 18 de junho de 1958 icone_pdf
28 Seminário da quarta-feira - 25 de junho de 1958 icone_pdf
29 Seminário da quarta-feira - 2 de julho de 1958 icone_pdf

Traduções Bilíngüe (francês e português)

Seminários bilíngües - Jacques Lacan

Seminários de lacan - traduções para uso interno da escola

As traduções de textos abordam textos inéditos de Lacan e de Freud, bem como textos editados por diferentes fontes, utilizados nos grupos de estudos da Escola. Trata-se de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, no decorrer dos estudos realizados.

O SINTHOMA - 1975/76

Neste Seminário, apesar de ser um dos mais brilhantes de Lacan, e um dos últimos confiáveis, ele já manifestava seu cansaço e os efeitos deletérios de sua doença. De forma que o Seminário é recortado por silêncios, pausas, erros e equívocos que tentamos resgatar. Isto sem mesmo considerar tratar-se de um ensino oral, então sob a marca dos equívocos fônicos e sêmicos.

Para as lições do O SINTHOMA, clique aqui

... OU PIOR

Eu poderia começar, imediatamente, passando por cima de meu título, o qual, no fim das contas, daqui a pouco, verão bem o que quer dizer. Sem embargo, por gentileza, visto que ele é feito também para ser retido na memória, vou introduzi-lo por um comentário que lhe concerne. Ou pior – talvez, apesar disso, alguns dentre vocês o tenham compreendido, ou pior, em suma - é o que posso sempre fazer. Basta que o mostre para entrar no âmago do assunto. Mostro-o, em suma, a cada instante, para não permanecer neste sentido que, como todo sentido – vocês o vêem claramente, penso - é uma opacidade. Vou, então, comentá-lo textualmente.

Para os seminários do ... OU PIOR, clique aqui

PROPOSIÇÃO DE 9 DE OUTUBRO DE 1967 SOBRE O PSICANALISTA DA ÉCOLE

Tratar-se-á de estruturas asseguradas na psicanálise e de garantir sua realização para o psicanalista. Isso se oferece à nossa École após a duração suficiente de órgãos esboçados sobre princípios limitativos. Não instituímos o novo senão no funcionamento. É verdade que daí surge a solução do problema da Sociedade Psicanalítica, a qual se encontra na distinção entre a hierarquia e o gradus.

clique para o texto em PDF, clique aqui

OS NOMES-DO-PAI

Apresentação

O contexto histórico desse seminário é muito importante para o movimento lacaniano. Data de 20 de novembro de 1963. Dele só houve uma sessão. Lacan havia, como sempre fazia, programado, após seus seminários sobre A angústia, apresentados entre 1962-1963, elaborar um seguinte sobre Nomes do Pai, que deveria abranger o período 1963-64. Foi, porém, interrompido. Recebeu um telefonema à noite, na véspera da apresentação da primeira sessão desse Seminário, dispensando-o do ensino na IPA (International Psychoanalytical Association) onde era analista-didata.

Lacan era um didata nessa instituição, ou seja, ele era um encarregado do ensino, dentro dessa instituição, até receber um telefonema, dispensando-o, e, como ele fora proibido de lecionar também onde lecionava, que era no Hospital Saint’ Anne, em Paris, seus alunos e, principalmente, Althusser, abriram espaço para ele ensinar na Escola Normal Superior, a famosa ENS, onde, então, apresentou Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise entre 1963-1964. Este, então, substituiu o que fora previamente programado.

Em 1964, portanto, a partir desse Seminário, Lacan fundou a sua Escola, apoiado também, além de Althusser, por Claude-Lévi Strauss, e outras pessoas da intelligentzia parisiense. Então, o Seminário, 11, sobre Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise, conduz a importância histórica de haver sido inaugural da chamada Escola de Lacan – École Freudienne de Paris – inclusive, costumo dizer que não deveríamos traduzir, no movimento lacaniano, o nome da Escola de Lacan, e, sim, mantê-lo assim, como um nome próprio: Escola de Lacan.

Lacan afirmou que não retornaria ao tema anterior proposto, Nomes do Pai. Dez anos depois, no entanto, apresentou um outro Seminário, entre 1973-1974, com o título Les non-dupes errent, nitidamente homofônico a Noms du Père, com distinção de sentidos. Literalmente, Nomes do Pai e Os não-tolos erram ou Os sabichões erram, estando, sobretudo o erram aí enquanto errância.

Apresentamos-lhe, pois, dileto leitor de Lacan, uma das versões que circulam entre estudiosos, da única sessão apresentada sobre Os nomes do Pai.

Paulo Roberto Medeiros

clique para o texto em PDF, clique aqui

Traduções Português

Seminários - Jacques Lacan

Seminários de lacan - traduções para uso interno da escola

As traduções de textos abordam textos inéditos de Lacan e de Freud, bem como textos editados por diferentes fontes, utilizados nos grupos de estudos da Escola. Trata-se de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, no decorrer dos estudos realizados.

AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE (1957-1958)

Tomamos este ano por tema de nosso seminário as formações do inconsciente. Aqueles dentre vocês, creio ser a maioria, que estiveram ontem à noite em nossa sessão científica, já estão no diapasão, ou seja, sabem que as questões que vamos destacar concernem, desta vez de forma direta, à função, no inconsciente, do que ao longo dos anos precedentes elaboramos como sendo o papel do significante.

Clique aqui, para os seminários de AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE

O DESEJO E SUA INTERPRETAÇÃO (1958-1959)

Nós vamos falar neste ano do desejo e de sua interpretação.

Uma análise é uma terapêutica, dizem. Digamos um tratamento, um tratamento psíquico que leva a diversos níveis do psiquismo, sobre o que, de início, foi o primeiro objeto científico de sua experiência, o que nós chamaremos os fenômenos marginais ou residuais: o sonho, os lapsos, o dito espirituoso (eu insisti nisso ano passado); sobre sintomas, por outro lado, se nós entrarmos neste aspecto curativo do tratamento, sobre sintomas no sentido amplo, enquanto que se manifestando no sujeito por inibições, que são constituídas em sintomas e sustentadas por estes sintomas.

Clique aqui, para os seminários de O DESEJO E SUA INTERPRETAÇÃO