Revista Veredas Nº 4 - Dezembro/1994

Editorial

Luís F. G. Andrade

Palavras pronunciadas por Luís Andrade por ocasião do lançamento da Revista Veredas, em João Pessoa - PB, na noite do dia vinte e dois de abril de 1994.

  

capa-veredas-1-4Assistimos aqui o que eu chama­ria, talvez um pouco pomposamente, uma manifestação apofântica. É que neste momento e nestas circunstâncias, algo se manifesta, vem à luz, e nos interpela. Não é apenas o nascimento de mais uma Revista. É sobretudo um ato simbólico, pelo qual  ela se faz pública, solicitando reconhecimento e se propondo à circula­ção como um símbolo — tessera! — de identificação individual e social.

Enquanto lugar de registro da escuta e de leituras diversas, "VEREDAS" nos convoca a todos a prestar-lhe aten­ção, como um significante novo que surge quando menos se espera, quase num efeito de surpresa, mas sobretudo num impacto de fulgor, próprio às coisas marcadas pela diferença.

Falei que esta Revista é um signifi­cante. Se tentar me explicar muito, talvez redunde em mal-entendidos, pois isto, como sabemos, é muito próprio do falar. Poderia dizer, simplesmente, que cada um tome esta escritura feita letra e se ponha a ler! Pois é na leitura que se encontra o significado. Com efeito, o significado é a leitura que se escuta do significante.

Leia mais...

  

Jacques Laberge - Predecessores da tríade — "O Simbólico, o Imaginário e o Real" [ Word ] [ PDF ]
Jacques Lacan - O Simbólico, o Imaginário e o Real [ Word ] [ PDF ]
Taciana Mafra - O todo que regra um não todo [ Word ] [ PDF ]
Everaldo Soares Junior - A Caradela [ Word ] [ PDF ]
Serge Leclaire - Uma carta de Serge Leclaire a Jacques Lacan [ Word ] [ PDF ]
Ronaldo de Brito - O dia em que Otacílio Mendes viu o Sol [ Word ] [ PDF ]
Marc Darmon - Verbetes Psicanalíticos - Barra, Metáfora E Metonímia E A Barra Do Algoritmo Tal Como Lacan A Utiliza [ Word ] [ PDF ]
Paulo R. Medeiros - Novos estudos sobre a histeria - Charles Melman [ Word ] [ PDF ]
Ricardo Diaz Romero - Carta ao Traço [ Word ] [ PDF ]

  

Equipe Editorial:

Publicação exclusiva para uso interno de Traço Freudiano Veredas Lacanianas Escola de Psicanálise