Traduções Português

Seminários - Jacques Lacan

Seminários de lacan - traduções para uso interno da escola

As traduções de textos abordam textos inéditos de Lacan e de Freud, bem como textos editados por diferentes fontes, utilizados nos grupos de estudos da Escola. Trata-se de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, no decorrer dos estudos realizados.

AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE (1957-1958)

Tomamos este ano por tema de nosso seminário as formações do inconsciente. Aqueles dentre vocês, creio ser a maioria, que estiveram ontem à noite em nossa sessão científica, já estão no diapasão, ou seja, sabem que as questões que vamos destacar concernem, desta vez de forma direta, à função, no inconsciente, do que ao longo dos anos precedentes elaboramos como sendo o papel do significante.

Clique aqui, para os seminários de AS FORMAÇÕES DO INCONSCIENTE

O DESEJO E SUA INTERPRETAÇÃO (1958-1959)

Nós vamos falar neste ano do desejo e de sua interpretação.

Uma análise é uma terapêutica, dizem. Digamos um tratamento, um tratamento psíquico que leva a diversos níveis do psiquismo, sobre o que, de início, foi o primeiro objeto científico de sua experiência, o que nós chamaremos os fenômenos marginais ou residuais: o sonho, os lapsos, o dito espirituoso (eu insisti nisso ano passado); sobre sintomas, por outro lado, se nós entrarmos neste aspecto curativo do tratamento, sobre sintomas no sentido amplo, enquanto que se manifestando no sujeito por inibições, que são constituídas em sintomas e sustentadas por estes sintomas.

Clique aqui, para os seminários de O DESEJO E SUA INTERPRETAÇÃO